assistência dos materiais
assistência dos materiais

determine as tenção estremas que ocorre na barra 5kn,6m

a)12.75MPa

a barra da figura ´q construida com um material q 120mpa de tensão adimisivel e a tração de 150 mpa

c)b =120 mm       h = 192 mm

   A figura representa uma prensa do tipo “C”. A estrutura desta prensa tem a seção representada e é construída com ferro fundido que possui  resistência à tração de 340 MPa e resistência à compressão de -620 MPa . Determinar para esta situação a capacidade da prensa quando se deseja que o coeficiente de segurança seja igual a 5 com relação a ruptura.

b)

P = 237 kN

A seção transversal da parte reta vertical do gancho de içamento de bobinas mostrado na figura a é representada na figura b. A distância entre a linha de ação da carga da bobina e o centro de gravidade da seção transversal desta parte reta é de 600mm. Determinar as tensões extremas para a seção quando o peso da bobina é de 40kN

 d)Max= 90 MPa       Min=-12,6 MPa

Determinar as tensões desenvolvidas nos pontos A; B e C da seção junto ao engastamento da barra da figura

a)

A = 1221 MPa

B = 996 MPa

C = -289 MPa

A viga de uma pequena ponte rolante, que deve vencer um vão de 3m, foi obtida a partir da união entre duas cantoneiras de abas iguais, como mostra a figura que representa a seção transversal. Nestas cantoneiras o módulo da máxima e da mínima tensão normal não pode ultrapassar 98,4MPa. Determinar, usando o módulo de resistência à flexão a força P que desenvolve a tensão mínima.

b)59,6 kN

Um perfil U 4” x 10,8 está engatado em uma de suas extremidades e sujeito às cargas apresentadas na figura. Este perfil foi laminado com um material que possuilimite de escamento igual a 200 MPa. Para esta barra; determinar as tensões extremas e o coeficiente de segurança

A)máx = 780 MPa;    min = - 1466 MPa;    s = 1,4

A barra da figura foi constituída por duas cantoneiras de abas desiguais 102 x 76 x 12,1, que foram montadas lado a lado pelo lado maior. Para esta situação, determinar as tensões extremas

d)máx = 188 MPa   mín = -104 MPa

para barra da figura determine as tensoes estramas (seção transversal em mm)

e)3,1 kN/mm2 e -3,1 kN/mm2

O cilindro de alumínio da figura abaixo se encontra sujeito a um torque T = 4,5 kN.m. Determinar a máxima tensão de cisalhamento que irá ocorrer. Considerar D = 75 mm e L = 1,2 m.

c)54

No cilindro da figura abaixo são aplicados vários torques conforme indicado. O cilindro possui diâmetro externo igual a 50 mm, sendo que o trecho CE possui um furo circular de diâmetro igual a 25 mm. Sabendo-se que o cilindro é feito de um material com módulo de elasticidade transversal G = 85 GPa determinar: a) máxima tensão de cisalhamento ; b) ângulo de torção, em radianos, entre as duas extremidades.

A)6,4 MPa e 19x10-4rad

Para a barra da figura, determinar o valor de TA para que o ângulo de deformação por torção na extremidade livre da barra seja nulo.

 
Dados: d = 30mm
b)1,7 kNm
 
A barra da figura é constituída de um tubo quadrado de alumínio com 80 mm de lado e 5 mm de espessura, e de um cilindro de latão que possui 75 mm de diâmetro. Estas duas partes estão unidas no ponto B. no ponto C, está aplicado um momento de torção T. Determinar, o máximo momento de torção que se pode aplicar para que a barra trabalhe com segurança 2 ao escoamento.
e)6,15 kNm
 
em um estado plano de tenção as tensoes as tensões q ajen em dois planos não perperdiculares são
determinas as tensoes principais
e)s1 = 71 MPa; s= 8 MPa

A placa da figura foi obtida por meio da solda entre sois triângulos. Determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento no plano da solda
A)8,5 MPa e 4,5 MPa

em um estado plano de tenção as tensoes as tensões q ajen em dois planos não perperdiculares são
oplano r esta inclinado um anglo de 60 graus
as tensoes de cisalhamento maxima e minina a 
A)34,6 MPa e -34,6 MPa

Uma barra de gesso com 10 mm de diâmetro, sofre um momento de torção que a leva à ruptura. Sabe-se que o gesso é um material frágil que rompe quando a tensão normal de tração máxima atinge 20 MPa. Considerando apenas a existência de um estado duplo, determinar o momento de torção que leva a barra à ruptura.
D)3,9 Nm

Em um eixo de 50 mm de diâmetro, atua um momento fletor de 300 Nm e um momento de torção de 200 Nm. Usando o Círculo de Mohr; determinar, para um ponto do perímetro externo do eixo, as tensões principais
B)27 MPa e 2,5 MPa
 
em um ponto são conhecidas as tensoes em dois planos perperdiculares entre si
C)67,5o

em um estado plano de tenção as tensoes as tensões q ajen em dois planos não perperdiculares são
determine por meio de circulo de mor as tensoes principais
C)60 MPa e -40 MPa
 
a figura mostra o corculo de mor que representa os estados duplos
D)23o.
 
Determine as tensões principais para um ponto de um eixo que possui 30mm de diâmetro e que suporta um momento de flexão igual a 300 Nm e um momento de torção igual a 200 Nm.
A)126 MPa;    0;     -14 MPa
 
Determine as tensões principais para um ponto de um eixo que possui 30mm de diâmetro e que suporta um momento de flexão igual a 300 Nm,  um momento de torção igual a 200 Nm e está montado um anel sob uma pressão de 30 MPa.
C)122 MPa;    -30 MPa;      -43 MPa
 
Uma barra feita de ferro fundido, de 40 mm de diâmetro, é submetida a uma torção T=4 kNm. Considerando que a barra entra em ruína quando a tensão normal máxima atinge 500 Mpa; determine a força axial adicional de tração que causaria ruína.
A)374 kN
 

Um elemento estrutural tubular, de 25 mm de diâmetro externo e 20 mm de diâmetro interno, é submetido a uma carga axial P = 20kN em tração juntamente como momento de torção T= 225 Nm. Sabe-se que o material entra em ruína quando a tensão de cisalhamento máxima vale 160 Mpa. Diga se este carregamento é seguro 

B) Seguro

Determine a pressão interna p que causaria escoamento nas paredes de um vaso pressurizado esférico, feito de alumínio, cujo raio é r900 mm e espessura de parede t = 6 mm, quando se sabe que o material entra em ruína quando a tensão de cisalhamento atinge 150MPa

B)4 MPa

Determine a pressão interna p que causaria escoamento nas paredes de umreservatório esférico, feito de aço, comr= 30 mm e espessura de parede t = 2 mm, quando se sabe que ele entra em ruína se a tensão normal atingir 500MPa

A)66,7 MPa

Um vaso pressurizado esférico, de raio ri = 1,5 m, deve conter com segurança uma pressão interna p = 200 kPa. Determine, em milímetros, a espessura de parede t se o vaso for feito de aço e quando se sabe que o material entra em ruína se a tensão de cisalhamento atingir125 MPa

C)2,4

Um vaso pressurizado cilíndrico, de raio r800 mm, deve conter com segurança uma pressão interna p = 500 kPa. Determine a espessura de parede necessária se o vaso for feito de alumínio e entrar em ruína quando a tensão normal máxima atingir 240 MPa.

E)3,33 mm

Determine a pressão interna p que causaria escoamento nas paredes de um cilindro hidráulico, feito de aço, com limite e escoamento igual a  500 MPa, cujo raio é r= 30 mm e espessura de parede t = 2 mm, de acordo com a teoria da energia de distorção.

B)38,5 MPa

Um vaso pressurizado cilíndrico, de raio r= 800 mm, deve conter com segurança uma pressão interna p = 500 kPa. Determine a espessura de parede necessária se o vaso for feito de alumínio, com limite de escoamento igual a 240 MPa, de acordo com a teoria da energia de distorção.

                   Considere 2 como fator de segurança.
C)2,9 mm
 
Uma barra maciça, de seção circular, é submetida a um momento de torção T = 250Nm, combinado com um momento fletor M = 600Nm. Determine o diâmetro necessário para a barra, baseado na teoria da máxima tensão de cisalhamento, com um fator de segurança igual a 2, se a barra for feita de aço com limite de escoamento igual a 520 MPa.
B)3mm
 
Um elemento estrutural tubular, de 30 mm de diâmetro externo e 24 mm de diâmetro interno, é subme­tido ao momento de torção T=300Nm. Determine o momento fletor M que, ao ser aplicado em combinação com a torção dada cause a ruína do elemento,m de acordo com  o Critério de Von Mises. Considere se= 360 MPa.
C)500 Nm